#EconoAjuda – Você sabe que cores te valorizam ?

Oi, meninas, tudo bom? Como vocês devem saber, eu sou Consultora de Imagem e uma das etapas mais interessantes do pacote completo de Consultoria é a identificação da Coloração Pessoal da cliente.

Quem me segue lá no @apenasumpalpite viu que esta semana eu fiz a Análise de Coloração para algumas clientes e isso gerou bastante curiosidade. Por isso, o tema do post de hoje é a Análise Cromática e como isso influencia na vida de todas nós.

#EconoAjuda

O que é cor?

Gente, muito simples: cor é luz! Sem luz, não há cor.

No século XVII, Isaac Newton fez um simples experimento e descobriu que a luz branca se dispersava através de um prisma de vidro, totalmente polido, e criava diversas outras cores. A partir daí o cientista começou seus estudos sobre cores. Segundo ele, “as cores de todos os corpos são devidas simplesmente ao fato de que eles refletem a luz de uma certa cor em maior quantidade do que as outras”.

Então chegamos ao ponto que eu queria explicar a vocês: as cores refletem a luz e os efeitos são diversos. Utilizando estudos sobre cor, podemos trazer essa realidade à coloração da nossa pele.

Pra começar, é importante saber que cada indivíduo tem uma coloração diferente, mesmo pertencendo à mesma etnia. Podemos ter negras com a pele quente e a pele fria, assim como acontece com asiáticos, caucasianos e etc e cada pessoa neste mundo fica melhor com cores e tons diferentes.

O método aplicado por mim é o mais completo da atualidade, que se chama Método Sazonal Expandido. Vou explicar um pouco melhor pra vocês do que se trata:

Método Sazonal Expandido.

É um método recente, que identifica uma série de características da pele das pessoas, levando em consideração a temperatura, o valor e a intensidade da coloração dos indivíduos. Ele é feito com uma série de bandanas (panos de diferentes cores e tons), que são colocadas abaixo do rosto da cliente, como um babador. E aí comparamos cada bandana e vemos a reação do rosto da cliente às cores às quais ela está sendo exposta. Olha eu aqui embaixo botando a mão na massa!

analise de cores

Agora eu começo a explicar a teoria por trás da Análise Cromática e como aplicar o método.

Primeira etapa – Definição de Valores

As cores podem ser analisadas através de três dimensões diferentes, o que significa que todo mundo pode ser dividido entre as três características abaixo:

– Temperatura

Analisa o quão quente ou fria a cor é. Uma mulher com o subtom mais azulado, é fria; já uma mulher com o subtom mais amarelado, é quente.

pele quente e fria

– Valor ou Profundidade

Analisa o quão clara ou escura a cor é.

pele clara e escura

– Intensidade

Analisa o quão viva ou opaca a cor é.

PELE OPACA E VIVA

Depois que definimos as três dimensões, fazemos uma comparação entre os três resultados para identificarmos qual é a característica principal da pele da cliente. Por exemplo:

QUENTE X FRIO = FRIO

CLARO X ESCURO = ESCURO

OPACO X VIVO = OPACO

FRIO X ESCURO X OPACO = OPACO

Então dizemos que a opacidade é a principal característica da cliente.

Segunda etapa – Temperatura

Nesta etapa, temos um material específico para determinar a temperatura da pele da cliente. Antigamente, as pessoas eram divididas somente em quentes e frias, mas com o passar do tempo, estudos identificaram que as pessoas poderiam também ter a temperatura NEUTRA. Aqui passamos outras bandanas na cliente e garantimos um resultado entre quente, frio ou neutro.

QUENTE X FRIO X NEUTRO = NEUTRO

Neste exemplo, identificamos que a cliente é neutra.

Terceira etapa – Estações

Nesta etapa é que definimos a paleta de cores da cliente. Sim, meninas! Um dos resultados da Análise é que a cliente ganha uma paleta de cores, tipo aquelas cartelas de tinta que existem em lojas de construção que usamos pra escolher qual cor pintaremos nosso quarto, sabem?

No método Sazonal Expandido, todos os indivíduos podem ser enquadrados dentro de 12 estações, que são:

estacoes

– Na primavera: CORES QUENTES E SUAVES.

– No verão: CORES SUAVES, TONS AZULADOS E FRIOS.

– No outono: CORES INTENSAS E QUENTES.

– No inverno: CORES FRIAS, DEFINIDAS E SATURADAS.

ESTACOES COMPLETAS

E aí vem a paleta de cores, qual é a sua favorita? (Eu sou Primavera Verdadeira / Pura, amo minha paleta!)

Meninas, essas paletas aqui embaixo não são completas, são apenas para que vocês tenham uma ideia de como são as cores para cada estação.

INVERNO ESCURO INVERNO VERDADEIRO INVERNO VIVO OUTONO ESCURO OUTONO OPACO OUTONO VERDADEIRO PRIMAVERA CLARA PRIMAVERA VERDADEIRA PRIMAVERA VIVA VERAO CLARO VERAO OPACO VERAO VERDDADEIRO

DICAS DE COLORACAO

Benefícios de usar as cores certas para sua pele:

– Ilumina o rosto

– Suaviza a textura da pele

– Equilibra os traços

– Traz uma aparência descansada e saudável

– Rejuvenesce

Eu juro que o resultado é impressionante, gente. As clientes ficam chocadas com a reação das peles delas às bandanas.

É isso, meninas! O trabalho de Análise Cromática é muito técnico e deve ser feito por uma profissional qualificada e com material específico, sempre com luz correta (a mais indicada é a luz natural). Não se deixe enganar: a análise é demorada e meticulosa. Por requerer muito conhecimento e material caro, normalmente o preço é mais salgadinho. Desconfie se o valor for muito baixo, ou se a análise for muito rápida. É importante que a cliente esteja totalmente sem maquiagem, sem brincos ou cordões, com os cabelos escondidos por uma touca e com um avental de cor neutra.

Caso você seja do Rio e esteja interessada em fazer uma análise da sua Coloração Pessoal, assim como outras etapas da Consultoria de Imagem, é só enviar um email para rachel@apenasumpalpite.com.br

Espero que tenham gostado!

Beijocas,

Chel

10 respostas para “#EconoAjuda – Você sabe que cores te valorizam ?”

  1. Post TOP!
    Preciso de uma análise urgente, meu guarda roupas está super apagadinho, tenho a impressão de que não sei combinar cores que me favorecem ?

    Beijos

    1. Oi, Rebeca, tudo bom? Porque você não procura uma profissional na sua cidade? Hoje em dia, o número de Consultoras de Imagem aumentou bastante!
      Caso você seja do Rio, terei o maior prazer em te atender! É só enviar email para rachel@apenasumpalpite.com.br
      Eu também faço Consultoria Online, mas infelizmente a etapa de Coloração Pessoal não está incluida neste pacote via internet, já que eu não posso analisar sua pele pelo Skype!
      Beijocas!

    1. Oi, Evelin, tudo bom?
      De maneira nenhuma! A pele negra tem inúmeras tonalidades que estão, inclusive, na foto grande com todas as Estações. Eu tentei diversificar o máximo nas fotos do post, com loiras, ruivas, morenas, negras, mulatas, além de asiáticas, latinas, americanas, europeias, enfim! Desculpe se passei a impressão errada. Muito obrigada pelo toque! Beijocas

  2. Adorei o post e desde que fiquei sabendo deste tipo de analise venho tentando me auto analisar pois não conheço nada parecido aqui em bh. Então gostaria de umas dicas para auto conhecimento para quem não dispõe do trabalho de profissionais.

    1. Oi, Glaucia, tudo bom? Sem a ajuda de um profissional fica um pouquinho mais complicado, porque estudamos muito para chegarmos ao resultado final.
      O principal é sempre comparar o efeito das cores em você, por exemplo: ao comprar uma blusa, pegue duas cores totalmente diferentes e coloque as duas abaixo do seu rosto para ver como ele reage àquela cor. Comece a perceber que cores lhe caem melhor ao se olhar no espelho, que cores te deixam com cara de descansada e mais jovial. Beijocas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *