Que tal uma ajudinha pra se planejar financeiramente ?

Oi Meninas!

O ano novo chegou e uma das grandes promessas que vejo circulando por aí, nas redes sociais, é ter mais dinheiro: comprar mais coisas, viajar mais e por aí vai. Todas essas precisam de grana certo? E acredito que as pessoas têm a certeza que só vão alcançar isso se o salário aumentar ou arrumar um emprego que pague mais – ou ainda ganhar da Mega Sena da Virada, rs! Óbvio que ganhar mais dinheiro iria ajudar bem, mas já que talvez não conseguimos depender somente de fatores externos para um aumento na renda, que tal aprender a gerenciar e fazer o nosso dinheiro já disponível render mais?

Eu sempre tive uma disciplina financeira e gostava de ler sobre isso para aprender mais. Tenho uma planilha de orçamentos que utilizo desde 2009 (sim, juro!) e com ela consigo ver minha evolução de salário, de investimentos, de gastos… é bem bacana ver meu amadurecimento através de uma planilha cheia de números.

Além de me envolver com essas questões financeiras, eu sempre gostei muito de me arrumar para sair por aí rs! Sempre curti blogs de moda e os seguia para ter inspirações, mas notei o quão longe da minha realidade eles eram – tanto por questões financeiras quanto por estilo de vida. Então, passei a compartilhar através do Econo muitas das dicas que adaptava! Acabei aprendendo como funcionava meu estilo, o que tinha no meu armário e onde poderia me inspirar. Essas três dicas me guiam através de todo meu dia a dia.

Que tal uma ajudinha pra se planejar financeiramente ?

Conhecendo meu estilo parei de comprar roupas desnecessárias, daquele modelo que que você nunca mais usa e guarda com etiqueta. Sabendo meu estilo e o conhecendo bem meu armário, parei de comprar roupas similares ou repetidas – acredite, era bem comum! E acredito que vocês já passaram por isso também rs! E, sabendo onde me inspirar e adaptar através de blogs, pinterest, instagram etc, consigo achar combinações infinitas para peças que já tenho armário. Poupando essa grana com compras de peças de roupas, já sobra bastante para ajudar nas economias do dia a dia e facilitam para que eu tenha um maior controle do meu planejamento financeiro.

Sendo assim, se tem algo que poderia dar de conselho para 2017 seria organizar suas finanças e entender o impacto disso do curto ao longo prazo. São medidas que muitas vezes podem parecer complicadas ou que irão virar sua vida de cabeça pra baixo, mas não. São coisas que você consegue adaptar à sua realidade e principalmente, à sua prioridade!  Não adianta eu vir aqui e lhe falar que você deve sonhar com a casa própria ou largar tudo e gastar com viagens. Cada um sabe a sua prioridade e a vontade de gastar o suado dinheirinho. A questão por trás é como se organizar e traçar metas para chegar ao que você deseja.

A Visa tem um site superbacana chamado Finanças Praticas que pode lhe ajudar com tudo o que mencionei acima. Tem matérias que tratam dos mais diversos objetivos que você queira ter  ( Viagem dos sonhos?, Como elaborar meu primeiro orçamento ? Casamento e muito mais) e pode te ajudar a tirar dúvidas e começar o ano com o pé direito. Além das matérias acima, ele tem calculadoras prontas para te ajudar com os mais diversos sonhos desde uma faculdade, carro, casa própria chegando até na aposentadoria. Tem também uma seção super dinâmica de vídeos curtos e objetivos com diversas dicas rápidas para fazer seu dinheiro render mais.

Que tal uma ajudinha pra se planejar financeiramente ?

Com tanta ajuda assim acho que está mais fácil cumprir a meta de economizar do que frequentar a academia regularmente rs! Ao menos para mim!

Digo a vocês por experiência própria que não tem nada mais bacana do que não ter sustos no fim do mês e não ter o sofrimento de viver no vermelho ou cartões estourados. E além disso consegui conquistar todas as suas metas é algo maravilhoso!

Capture

Uma resposta para “Que tal uma ajudinha pra se planejar financeiramente ?”

  1. Olá Julia, adorei seu post… tbm tenho uma planilha financeira que faço desde que me casei (2014)… ajuda muito a entender onde estamos gastando demais e onde podemos economizar, eu recomendo a todos!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *